terça-feira, 22 de março de 2011

PROSAR/PI E SISAR/PI Farão parceria em mais uma comunidade de Dom Expedito Lopes, PI.

A Serra do Baliza ganhará com esse programa, fique sabendo um pouco mais sobre essas empresas.
Josely Ecologista

Nesta segunda feira dia 21/03/2011 em uma reunião na câmara de vereadores de Dom Expedito Lopes- PI, técnicos do PROSAR/PI e do SISAR/PI apresentaram aos presentes a forma correta de educação sanitária e ambiental. Onde mostraram como é a forma de tratamento e distribuição de água por parte desse programa. Que se resume em: construções de banheiros pra os necessitados com chuveiro e fossa, sendo essa fossa com duas repartições uma delas com sumidouros preocupando se com o meio ambiente também limpeza dessa fossa após 3 anos. Como  também o tratamento da água que chega na casa do usuário a base de sal o Hidrogerox cloro feito pelo o próprio programa.

O Prosar-PI - Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí, é resultante da Cooperação Financeira Oficial Brasil/Alemanha, por meio de um Contrato estabelecido entre o Kreditanstalt für Wiederaufbau - KfW (agente financiador) e o Ministério da Saúde (mutuário), sendo a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí - SESAPI a responsável pela execução.
O objetivo geral do programa é contrubuir para a melhoria das condições de saúde na área rural do Piauí. Os objetivos específicos são: o atendimento da população com água potável e esgotamento sanitário; a garantia da continuidade do funcionamento do sistema dentro de um modelo sustentável; e a melhoria dos hábitos de higiene e de saúde preventiva da população. 
Para a seleção das localidades, foram definidos os seguintes critérios:
- Densidade populacional: aglomerações com 60 casas ou 300 habitantes, no mínimo;
- Disponibilidade de água subterrânea ou de superfície, em quantidade e qualidade adequadas;
- Disponibilidade de energia elétrica (para o sistema de abastecimento);
- Aceitação do modelo de gestão sustentável e contínua - Sisar-PI;
- Viabilidade financeira para sua manutenção.
O Prosar-PI usa uma estratégia de desenvolvimento comunitário, na qual incentiva a participação ativa dos grupos beneficiados, das Prefeituras e do associativismo local e regional, no intuito de garantir a sustentabilidade e a auto-gestão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O foco para implementação são ações de saúde por meio do Saneamento Básico. Durante a fase de implementação são realizadas ações de educação sanitária junto às populações beneficiadas e para assegurar a operação e manutenção da infra-estrutura de forma sustentável, foi criado um sistema de administração autônomo e participativo chamado Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí - Sisar-PI.


Técnicos do PROSAR/PI e SISAR/PI
  1. Marquim (Coordenador e operador de manutenção)
  2. Gustavo   (Engenheiro civil)
  3. Ozildo      (Fiscal de obras  )
  4. Jairo         (Gerente do Sisar)
  5. Rosa         (Coordenadora de capacitação local)
  6. Marcos     (Divisão/consultor social do PROSAR/PI)


Um comentário:

Anônimo disse...

legal esse programa é muito bom, parabens por sua matéria você é um bom reporter joseli ecologista