sábado, 5 de março de 2011

Gruta da Quitéria local recheado de contos e lendas

Josely Ecologista

                Verdade ou ficção?




Desbravadoresdel com seu Chico Toamaz







Visão da Gruta da Quitéria




Pinturas Rupestres da gruta

Cipós na gruta

















 Conheça a verdadeira história da Quitéria contada por seu Chico Tomaz e sua filha Gardênia proprietários das terras onde se localiza a Gruta da Quitéria.

História da Quitéria

Contada pelo avô da senhora Gardênia e já falecido Tomaz Barbosa. Quitéria era uma mulher muito rica, isso por volta de 1600(por que Tomaz Barbosa era o caçula da família e nasceu no ano de 1854), Quitéria era dona de muitas terras e o Governo da época queria tomar posse, foi aí que ela se revoltou com o Governo e não fez o acordo. Juntou o seu bando que era conhecido como “os Caboclos da Quitéria”, e assim iniciando uma perseguição por parte do Governo.
 O bando teve que fugir, chegando a essa localidade que antes era conhecida como “Cabeço” e assim obrigados a ficar escondidos nas cavernas em especial nessa gruta que hoje fica na localidade Baixa Grande na cidade de Dom Expedito Lopes. Depois de algum tempo os soldados descobriram que Quitéria e seu bando estavam nessa gruta, mas como era de difícil acesso não quiseram entrar em conflito, e mandaram um enviado com a proposta de um acordo de paz e assim Quitéria aceitando o acordo se dirigiu para Oeiras, chegando lá não tinha nenhum acordo e sim uma armadilha, ela presa e mandada para a Ilha das cobras, as pessoas achavam que esse lugar ficava no estado do Pernambuco, chegando a suspeitar que essa Ilha, hoje, é o Arquipélago de Fernando de Noronha.
Desde então não tiveram mais noticias da Quitéria nem do seu bando.

Gardênia e seu Chico Tomaz

Um comentário:

ronildo disse...

Rapaz quando tiver uma aventura dessas, me convida, eu me interesso em participar. Parece brincadeira, mas tomei conhecimento do Blog e grupo "DESBRAVADORESDEL", há uma semana atrás, pq vi um cartão na casa de minha mãe. Eu sou de Dom Expedito, passo a semana entre trabalho e universidade, mas fins de semana estou sempre na casa de minha mãe.Foi mal pelo furo, rsrs;;;;