sábado, 19 de fevereiro de 2011

Lixão a céu aberto

Kyldary Gomes










O lixo que é retirado pelos caminhões coletores da porta de nossas casas vai para algum lugar. Muitas vezes esse lugar é impróprio, isto é, o lixo é jogado numa porção de terreno, sem nenhuma preparação para evitar os danos que ele pode causar. Esses locais chamam-se depósitos clandestinos de lixo ou lixões.



   Os lixões devem ser totalmente extintos, todos os cidadão de bem, devem lutar e exigir das as autoridades a qualquer custo.

   Depósitos clandestinos - são aqueles locais onde um determinado cidadão ou empresa começa a jogar seu lixo. Pronto! Em poucos dias o monturo vai-se avolumando e muitos começam a jogar seus dejetos lá. Esses depósitos representam uma grave ameaça à saúde pública, devem ser combatidos e denunciados.

Se você tem conhecimento de algum depósito clandestino de lixo, denuncie-o ao órgão responsável pelo controle ambiental em seu estado ou município. Infelizmente esta dica não resulta em nada quando a própria prefeitura é a maior vilã. neste caso somente uma ação publica poderia trazer algum beneficio, lute, lute por sua saúde e a de seus entes queridos.



   Lixões - Os lixões também são depósitos de lixo, sem nenhum tratamento, com a diferença de que são institucionalizados, isto é, autorizados pelas Prefeituras, é por isso que ainda temos tantos lixões. No Brasil esse problema é gravíssimo, pois cerca de 80% dos municípios deposita seu lixo em lixões. Esses depósitos causam poluição do solo, das águas que bebemos e do ar, pois as queimas espontâneas são constantes.

   Muita gente pensa que, se o lixão está longe de sua casa, ele não está lhe causando problemas. Isso é um grave engano. A poluição causada por um lixão atinge muitos e muitos quilômetros em volta, ou até mais, já que as águas e o ar movimentam-se.

   DICA VERDE: Verifique para onde o lixo de seu município está sendo levado. Se for um lixão, não aceite, reclame das autoridades da prefeitura outra solução, pois todos os habitantes da cidade estão tendo sua qualidade de vida e saúde afetadas por essa situação. Caso a sua cidade esteja fazendo a seleta correta de lixo, colabore, somente com o apoio de cada cidadão e sua fiscalização, conseguiremos vencer esta guerra que é de todos.


fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/lixo_recicle/lixoes_e_saude.htm

Um comentário:

Paula Paiva (Campina Grande-PB) disse...

Kildary pelo que eu sei quando um jornalista se mete em confusão como disse essa pessoa que é tão fútil que nem o nome coloca é por causa que ele está fazendo o trabalho certo. Quando um jornalista fala das irregularidades infelizmente as pessoas que não tem nenhuma formação intelectual acha que estamos nos metendo em confusão mas que te dizer que nós jornalistas temos o poder da palavra e não fique calado e nem se renda a ameaças. Te conheço , sei do seu potencial e da sua capacidade enfim já trabalhei com vc e quando quizer a ajuda de um veiculo de comunicação vc sabe onde me procurar. bjos e Parabens.